Saltar os Menus

ANTÓNIO PEDRO VICENTE (Biografia)

António Pedro Vicente nasceu em Águeda, em 1938. Doutorou-se em história pela Universidade de Paris, Nanterre, em 1974. É professor catedrático aposentado de História Contemporânea, da Universidade Nova de Lisboa. Membro da Academia Portuguesa da História e sócio correspondente de várias instituições, foi Conselheiro Cultural na Embaixada de Portugal em Madrid.

Recebeu, em 2001, o Prémio Calouste Gulbenkian de História. Tem numerosos títulos publicados sobre história portuguesa do século XIX e suas relações com Espanha, França e Inglaterra, além de estudos sobre a História da Fotografia e da I República, entre os quais “Carlos Relvas Fotógrafo – Contribuição para a História da Fotografia em Portugal no século XIX” e “Arnaldo Garcez, um Repórter Fotográfico da 1ª Grande Guerra”.

Sempre se interessou pela fotografia, como documento fundamental da história contemporânea, tendo iniciado a sua coleção de câmaras fotográficas num período em que este tipo de interesse era ainda raro. Muitas das peças que fazem parte da Coleção António Pedro Vicente são, hoje, únicas e difíceis de encontrar.

Última Actualização: 8 de Julho de 2015