Saltar os Menus

Fundos e Coleções

Tendo como uma das principais atribuições a salvaguarda e valorização do património arquivístico e fotográfico, o CPF tem actualmente, sob sua responsabilidade directa, um total de 67 fundos e colecções.
De uma forma genérica, é considerado fundo, todo o conjunto de documentos de arquivo, independentemente da sua forma ou suporte, organicamente produzido e/ou acumulado e utilizado por uma pessoa singular, família ou pessoa colectiva, no decurso das suas actividades e funções. São exemplo de fundo a documentação proveniente das casas ou estúdios fotográficos.
As colecções, por outro lado, correspondem a conjuntos de documentos reunidos artificialmente em função de uma característica comum, independentemente da sua proveniência. No caso da fotografia, podem resultar da longa procura e recolha de imagens por um indivíduo, geralmente um coleccionador, cujo nome é atribuído à colecção. Existem também as colecções constituídas nas próprias entidades detentoras, na maioria das vezes respondendo à necessidade prática de agregar para não perder.
No contexto das actuais atribuições e actividades do CPF, duas colecções assumem especial relevância: a Colecção Nacional de Fotografia e a Colecção de Câmaras.

Última Actualização: 6 de Abril de 2018