Saltar os Menus

Notícias

6 de Abril de 2018

Marco – Ribeira Douro

“Marco (Armando José Moreira). 1996. Ribeira Douro: edição comemorativa da Classificação da Ribeira Portuense como Património Cultural da Humanidade. Porto: Câmara Municipal do Porto. Arquivo Histórico.”

“Marco (Armando José Moreira). 1996. Ribeira Douro:
edição comemorativa da Classificação da Ribeira Portuense como Património Cultural da Humanidade.
Porto: Câmara Municipal do Porto. Arquivo Histórico.”

 

Tinha conhecimento que o Centro Histórico do Porto é a área mais antiga da cidade?
As características singulares do centro histórico do Porto fizeram com que em dezembro de 1996, a UNESCO o classificasse como “Património Cultural da Humanidade”. Uma cidade com grande valor estético e de organização urbana com inúmeros edifícios históricos que testemunham o seu desenvolvimento já milenar.

A Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos da cidade e faz parte do Centro Histórico do Porto. De origem medieval, sempre foi uma zona de muito comércio e de movimentação de pessoas, devido à proximidade do rio Douro. Composta por fascinantes casas antigas, permanece a história, os costumes, hábitos e tradições e uma paisagem única, resultado do aglomerado de casas coloridas e de ruas estreitas que olham para o Rio Douro e para Vila Nova de Gaia.

Esta notícia foi publicada em 6 de Abril de 2018 e foi arquivada em: A sugestão da biblioteca, Documento do mês, Fundo Bibliográfico.